30% dos MEIs fecham em até 5 anos: falta de gestão financeira é um dos principais motivos.
- Marcus Pinheiro
- 23 de mai. de 2022
- 2 min de leitura

Segundo dados levantados pelo Sebrae, certa de 23% das micro e pequenas empresas fecham antes de completar cinco anos de atividade. Com os Micro Empreendedores individuais (MEIs), essa taxa pode chegar até 30%.
Segundo pesquisadores da área, a falta de conhecimento para uma boa gestão financeira é um dos principais pontos de tensão que impulsionam estes índices. Cerca de 10% dos MEIs sequer possui conta bancária e apenas 1/3 possui conta bancária Pessoa Jurídica. Desta forma, as entradas e despesas bem como o controle do fluxo financeiro/caixa por exemplo tornam-se ingerenciáveis. O motivo: grande parte alega "não ter tempo" ou "ter tudo controlado de cabeça".
Mas, por que estes índices são tão expressivos? Culturalmente não aprendemos a lidar com o nosso dinheiro. Quando crianças, nossos pais relutam em falar sobre o assunto e alegam que o papo é "assunto de adulto". Aliado a isso, nosso ensino engatinha para adicionar o tópico às grades curriculares. Hoje, infelizmente essas estatísticas fazem parte do contexto social do brasileiro, onde a inclusão financeira precisa avançar muito.
Qual o melhor caminho hoje para empreendedores que buscam não fazer parte destas estatísticas? Buscar o conhecimento! Certa de 77% dos MEIs alegam não ter realizado sequer algum treinamento ou curso de gestão financeira, mesmo com uma infinidade de conteúdos e informação gratuita e de qualidade na rede.
Para que as coisas entrem no eixo, a ação inicial sugerida é o controle de gastos e cobranças: com ele, o empreendedor passa a ter uma visão sistêmica das suas rotinas financeiras, conseguindo gerenciá-las, compreendendo quais custos são essenciais e quais podem ser cortados visando a geração de reservas de emergência e capital de giro. A partir disso, é possível prever despesas, arcar com imprevistos e manter os pagamentos em dia, evitando maiores prejuízos evitando a temida falência da estatística.
Além disso, hoje existem diversas ferramentas de gestão financeira para micro e pequenas empresas no mercado, as quais realizam análises e traçam planos baseado no comportamento financeiro do seu negócio.
Por fim, é imprescindível compreender a existência da problemática, buscar o conhecimento, aplicá-lo e ficar atento às reviravoltas do mercado mercado e acontecimentos externos.
Levando estes itens em consideração, tenho a certeza de que seu negócio não estará listado nestes dados! Espero ter ajudado de alguma forma, para mais conteúdos como este, conecte-se as minhas redes sociais!
Comments