Linhas de crédito para empresas: saiba qual é a ideal para o seu negócio. Parte 1
- Marcus Pinheiro
- 10 de jan. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 13 de jan. de 2022

Olá! Anteriormente, abordei em minhas redes sociais diversos assuntos relacionados a educação financeira para empresas, tais como: planejamento financeiro empresarial, fluxo de caixa projetado, dicas de gestão financeira, entre outros. Hoje, falarei de um assunto pode ser de extrema importância para impulsionar o seu negócio: as linhas de crédito para empresas, focadas em curto prazo.
Em determinados momentos, para o seu negócio decolar, é necessário um empurrãozinho financeiro. Quando esta necessidade surge, é necessário além de possuir consciência e planejamento, conhecer algumas linhas e tipos de créditos disponíveis no mercado, para que seja adquirida aquela que se encaixe melhor com a realidade do seu negócio.
Por isso, hoje falarei um pouco sobre as linhas de crédito disponíveis no mercado, focando em linhas de curto prazo, fundamentais para a gestão diária do fluxo de caixa.
Saliento a importância de buscar esses recursos em uma cooperativa de crédito, pois além de propiciarem um relacionamento mais próximo, capaz de entender melhor a sua realidade e ofertar a melhor solução, podem distribuir parte dos resultados para sua empresa.
Capital de giro:
Para um negócio se manter saudável, sabemos a importância de manter o fluxo de caixa preparado, abastecendo necessidades diversas, tais como: pagamento de salários, fornecedores, compra de matérias prima etc. Para essas necessidades a modalidade que melhor se encaixa é o capital de giro, modalidade que não há a necessidade de finalidade específica.
Giro com garantia:
Como o próprio nome já indica, esta é a modalidade onde o empresário apresenta um bem a instituição financeira como garantia, esse bem pode ser próprio ou de terceiros. Entre os mais comuns podemos listar a utilização de imóveis ou automóveis como objeto de garantia. Com a garantia diferenciada, as taxas de juros normalmente ficam abaixo comparada as demais modalidades, além do prazo total ser normalmente ampliado, ajudando no “fôlego” tão necessário no dia a dia da gestão do fluxo financeiro.
Antecipação de recebíveis:
Esta é uma modalidade na qual o negócio antecipa junto com uma instituição financeira os seus valores a receber. É uma forma de ajustar o ciclo financeiro do negócio, com relação aos pagamentos e recebimentos. Normalmente como estratégia de curto prazo, ou por empresas que ainda não possuem capital de giro. Como trata-se de uma antecipação de recebíveis registrados, exemplo duplicatas, possibilitam também taxas mais acessíveis.
Cartão de Crédito Empresarial:
Para as empresas que desejam conveniência no dia a dia do seu negócio, assim como separar as despesas da empresa e dos sócios, também apoia no controle do orçamento.
Conta Garantida:
Com essa modalidade sua empresa conta com um recurso para atender a eventuais necessidades de fluxo de caixa de forma ágil e simples, basta efetuar comando para utilização e amortizações.
Estas são algumas das principais modalidades, além destas, existe um infinidade de opções. Ressalto novamente a utilização de crédito consciente (leia sobre aqui) a a busca por instituições e profissionais sérios.
Espero ter contribuído um pouco para que você possa refletir sobre o assunto e tomar uma ótima decisão e decolar ainda mais o seu negócio!
Comments