Planejamento financeiro para autônomos: como realizar um sem possuir renda fixa.
- Marcus Pinheiro
- 15 de mar. de 2022
- 3 min de leitura

Como realizar um planejamento financeiro numa situação onde não há uma renda fixa? Como organizar as finanças e possuir uma relação saudável com o dinheiro se o modelo de ganhos está diretamente ligado a variáveis as quais não é possível de se controlar? Como o mercado, inflação, economia etc?
Apesar das vantagens como horários flexíveis e ausência de um chefe, nem tudo é tão vantajoso quanto parece para o profissional autônomo. O gerenciamento de suas finanças é um dos principais pontos apontados como desafio em suas rotinas: a variação de ganhos mensais, irregularidade nas datas de pagamentos, a falta de benefícios como férias, décimo terceiro são apenas alguns dos desafios do seu dia dia.
Por isso, todo profissional autônomo precisa mais ainda, possuir um planejamento financeiro para que ele possa responder perguntas que são usuais no seu dia dia: Como saber quanto posso gastar com compras e lazer sem comprometer o pagamento das contas mensais? Como me organizar para ter uma reserva mensal mesmo com a variação de ganhos no mês? É visando estas perguntas que abordarei o blog post de hoje!
1 - Saiba de qual fonte de renda você pode contar:
O primeiro passo para o sucesso da gestão financeira para profissionais autônomo é saber de onde pode-se contar e depositar maior confiança. Não misturar suas contas pessoais com as do negócio também são essenciais para conseguir gerenciar bem os valores e fazer a diferenciação de despesas. Você também possui clientes e atividades as quais você compreende que a relação é mais segura e duradoura. Tenha clareza das suas relações como empreendedor e saiba analisar quais rendimentos são mais "seguros", buscando não ultrapassar seus gastos desta margem.
2 - Tenha clareza das suas despesas fixas:
Como sua renda é variável, você precisa ter uma clareza do seus custos fixos mensais: anote contas como: internet, aluguel, condomínio, plano de saúde, prestação do carro, enfim, considere todos os seus compromissos financeiros mensais não variáveis. A partir deste número, você já saberá o valor mínimo que você precisa faturar todos os meses.
3 - Construa um fundo de reservas:
Uma dica que pode te auxiliar e muito, é fazer um somatório dos seus ganhos mensais e dividir por 12. Assim, você terá a sua média de salário mensal. Com isso, aplique a regra de 70/30, ou seja: certifique-se de que o seu custo de vida não ultrapasse 70% do seu rendimento médio mensal, os outros 30% sugere-se que sejam guardados ou investidos com alta liquidez para um fundo de emergências. Como diz o ditado popular: "O profissional autônomo está desempregado todos os dias", portanto, é inteligente buscar reservas que te auxiliem caso algum imprevisto aconteça. O ideal é possuir uma reserva que represente no mínimo 6 meses do seu custo de vida.
4 - Faça proveito da sazionalidade:
Você possui períodos em que a demanda de trabalho não é tão grande. Organize suas despesas de modo a possuir um mínimo viável para manter sua qualidade de vida nestes períodos. Ainda, utilize-os para realizar tarefas e ações que possam fazer os seus rendimentos aumentarem, como estudar e obter novas qualificações para o seu mercado.
5 - Faça um orçamento mensal e anual:
Tenha uma descrição e um planejamento das suas previsões de receitas num curto e longo período de tempo. Através deste planejamento e dados, você poderá entender melhor suas possibilidades e aplicar os seus recursos de maneira mais sábia.
Outro ponto que vale reforçar e fica como dica é buscar não endividar-se. Para aquisições maiores, como um carro ou casa, se for em busca de crédito para isso, faça uma análise do seu rendimento médio mensal, considerando os dois últimos anos e seja sincero e honesto com você mesmo e suas finanças. Quem atua nessa modalidade precisa compreender que a imprevisibilidade é a sua companheira a todo o momento, e você precisa estar preparado caso ela chegue.
Espero ter colaborado de alguma forma! Fique ligado as minhas redes sociais para receber estes e outros conteúdos de educação financeira e crédito!
Parabéns Marcus Pinheiro pela iniciativa de ajudar as pessoas, de colocar luz e conhecimento financeiro a todas aqueles mais carentes e necessitados de um controle mais efetivo de suas finanças. Um abraço.